TV Cultura exibe Festival de Campos de Jordão

https://i0.wp.com/www.tvtelinha.com/wp-content/uploads/2010/06/camposdojordaojpg.jpg

Na TV Cultura, o mês de julho será dedicado à música erudita. A emissora sobe a serra para transmitir ao vivo, com exclusividade, o concerto de abertura do 41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob a regência do maestro uruguaio Carlos Kalmar, e a participação do solista convidado Emmanuel Pahud, flautista franco-suíço. A apresentação será neste sábado, a partir das 21h, diretamente do Auditório Claudio Santoro.

Além da abertura, durante as próximas semanas os telespectadores também poderão apreciar as gravações de diversos concertos, sempre às terças-feiras, às 23h, e domingos, às 22h.

Entre os destaques estão o conjunto Akamus um dos mais importantes grupos de câmara de música antiga da Europa, vencedor de prêmios como Diapason d’Or, Gramophone Award e Edison Award; e o pianista Nelson Freire, que se apresenta juntamente com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (dia 18/7), sob a regência do maestro Fábio Mechetti. O repertório traz Romeu e Julieta, trechos das suítes n.1 e 2, opus 64, composições de Sergei Prokofiev e Concerto para piano e orquestra n.2, opus 83, de Johannes Brahms.

Maria João Pires, uma das maiores pianistas da atualidade, e o violoncelista brasileiro Antonio Meneses, vencedor do Concurso Internacional de Munique, apresentam, no dia 11/7, em seu repertório a Sonata para violoncelo e piano em sol menor, opus 5 n.2; Sonata n.17 em ré menor, opus 31 n.2, “Tempestade” e Sonata para piano e violoncelo em lá maior, opus 69 n.3  – ambas de Ludwig Van Beethoven e a Suíte n.3 em dó maior para violoncelo, BWV 1009 de Johann Sebastian Bach.

Para encerrar a temporada, no dia 1/8, às 18h, a Orquestra do Festival faz uma exibição na Sala São Paulo, na Capital, também com transmissão ao vivo. Na ocasião, haverá ainda a cerimônia de premiação de bolsistas. Todas as exibições serão apresentadas por Estela Ribeiro, com reportagens de Tatiana Ferraz e comentários do crítico musical Irineu Franco Perpétuo na abertura e no encerramento.

Deixe um comentário

Arquivado em televisao

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s